5.11.2012

Mochilão!

Amanhã bem cedinho - 5 da manhã - partimos pro aeroporto e damos início ao fim dos nosso intercâmbio. A primeira parada é Bruxelas, e o caminho é longo até o retorno a Dublin. Bruges, Amsterdã, Hamburgo, Berlin, Praga, Viena, Innsbruck, Veneza, Roma, Cinque Terre, Cap D'Ail, Nice, Barcelona, Madri, Lisboa, Lagos e Faro. No fim ainda temos mais 5 dias aqui em Dublin pra nos despedirmos dessa MAGNÍFICA cidade que tanto nos deixará saudade. No fim de junho estamos de volta a Porto Alegre! No período da viagem estaremos desprovidos de internet, então o blog provavelmente ficará abandonado. Mas na volta contamos os detalhes. Vão ser 40 dias na estrada, muitos lugares, comidas e cervejas novas a conhecer. Um forte abraço pra todo mundo!


Arthur

5.01.2012

O verão já começou...

Isso aí, o verão aqui na Irlanda começa hoje, dia 1o de maio. E não, não está uma temperatura agradável, pelo contrário. Estamos abaixo de chuva, vento e com temperaturas de 4 a 10 graus. Pra galera de Porto Alegre que já tá falando que tá frio, agradeçam que o frio chegou na época dele e que ele vai embora, porque aqui, pelo jeito, ele vai ficar por mais alguns meses....



Mas eu ainda não tinha falado sobre as estações aqui. Acho que os irish adoram ter uma exclusividade. Não basta falar yous ao invés do normal you no plural, não basta chamar o dinner de tea e o lunch de dinner, não basta responder not too bad ao invés do i'm fine quando perguntam como tu tá. Não, eles querem mais. Daí porque não ter meses diferentes pras estações do ano, né?

De acordo com o calendário celta, o verão começa dia 1o de maio, o outono dia 1o de agosto, o inverno dia 1o de novembro e a primavera dia 1o de fevereiro. O calendário celta era dividido em dois, metade do ano escuro, metade claro. Em novembro começava a parte escura - o inverno - e em maio a parte clara - o verão. Também tem algo relacionado com o tempo das colheitas e tal.

O mais legal disso é que é um calendário pagão, num país mega católico. Os meteorologistas não reconhecem essas datas. Mas, nas escolas, nas creches até, é o que eles ensinam e é o que todos os irlandeses sabem. Meses atrás, quando o Charlie, um dos meus filhos que cuido, veio da creche falando que tinha começado a primevara eu achei estranho mas não falei nada. Depois, conversando a com mãe dele, ela me explicou que são datas só daqui, tradicionais, mas ela não sabia explicar o motivo e também não sabia direito quando começavam as estações nos outros lugares.

Legal né? Pena que esse verão tá mais pra inverno!


Ana