7.13.2011

Coisas de Dublin

Estando aqui há duas semanas, posso dizer que algumas coisas são diferentes do Brasil.

  • Os ônibus têm dois andares e tu paga um preço dependendo da parada que tu desce. E tu paga tudo com moedinha. Se der dinheiro a mais que o valor, tu pega o troco na empresa do ônibus depois.
  • Tem ciclovia por todas as ruas. O único problema é que os ciclistas não respeitam muito os sinais, e quando tu vê tem um quase por cima de ti.
  • As sinaleiras fazem um barulho muito engraçado quando abre o sinal dos pedestres. Quando abre, porque às vezes acontece do sinal não abrir mesmo com a sinaleira fechada para os carros. Ainda não conseguimos entender a lógica.
  • Os supermercados daqui não dão sacolas plásticas, tu paga mais por elas. Não achamos ainda um tão grande, como o BIG ou Zaffari, deve ser porque aqui eles não fazem o rancho do mês, eles compram aos poucos. Alguns mercados têm caixas de autoatendimento. Tu mesmo passa os produtos, coloca do lado pra pesar e paga, tipo aquelas máquinas de refri que tu enfia a notinha.. é genial! Ela ainda te dá o troco direitinho. Bebida alcoólica só para maior de 18 anos. De verdade, eles pedem carteira, sempre. Até nos caixas de autoatendimento a mulher tem que liberar o produto.
  • Os parques, em dia de sol, ficam sempre cheios, não importando o dia da semana.
  • Se vê bastante pai passeando com os filhos. No Brasil, é mais comum mães carregando as crianças, diferente daqui.
  • Nas casas, o interruptor do banheiro fica do lado de fora. Ainda não me acostumei com isso. E não há tomadas dentro deles. Lavar a roupa é só em máquina de lavar, eles não usam tanque. Pelo menos nas casas que visitei e as do site não tinham.
  • Não pagamos pela água e a conta da luz vem de dois em dois meses.
  • O Arthur não pode entrar numa festa com um casaco da Nike, e parece que tênis branco eles também barram. A gente acha que deve ser por causa dos Nackers - grupo de piazada que se veste com moletom da nike e da adidas, e usam tênis branco também dessas marcas. Eles são os maloqueiros daqui. Já ouvimos várias histórias deles, que jogam coisas em meninas, que pedem cigarro e dinheiro pra comprar bebida. Não é com todo mundo que eles mexem, mas às vezes eles implicam de graça. Só vimos um grupinho desses até agora, e eles atiraram garrafa numa guria que passou. Do nada.
  • Aqui não tem queijo ralado - pelo menos ainda não achamos no super. Se tem, não é uma coisa muito popular. Não tem também batata palha!!! Mercado brasileiro, aí vou eu! hehe.
  • Não existem garis. Aliás, existem, mas são mais bem equipados. Eles usam um carro que vai varrendo e sugando toda a sujeira. Bem moderno.
  • O correio daqui é péssimo. As cartas demoram muito pra chegar. Estamos até agora esperando a nossa carta do banco pra poder ir na imigração!
Por hoje é isso, quando lembrar de mais alguma diferença, ou coisas daqui, eu posto de novo.

Duas semanas que estamos em Dublin! A vida ainda tá boa, veremos até quando... Colocar um trabalho nesse corpo que tá precisando! hehe.

Beijos.

Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no nosso blog! :)